Alguem que manja de partitura?

eu comecei a tocar violao uns anos atrás e de la pra cá só sei ler tab e acorde etc. Daí esbarrei ja em umas 3 musicas que só tem partitura, fiquei curioso e comecei a tentar entender blabla, mas to sem paciencia pq eu demoro muito pra entender q porra q é pra fazer e to começando a achar q nao vale a pena

a pergunta é: vc que manja de partitura, vc ta num nivel de bater o olho numa partitura e saber exatamente o que fazer no violao? se sim, qto tempo demorou pra chegar nesse nivel?

0 Likes

Mano, eu sei ler partitura porque fiz piano, mas até aonde sei violão se usa cifra e não partitura.

0 Likes

Violão usa partitura também.

0 Likes

Depende do tipo de tab, se são acordes apenas é de boas, agora qdo tem 8—8----5----3-4-2-3 por exemplo é meio chato de decorar, e em alguns casos tipo

–1--0–0
–1--0–3
–1--2–0
–1--0–0
–1--0–3
–1--0–0

Pq não escrevem “AQUI É UM FÁ” caraleo? ( acho que é um fá aí em cima, faz tempo que não olho pruma partitura )

Mas imho é bem mais fácil de ler do que partitura de piano, se dedicar 1 hora por dia de violão acho que não leva um mês pra ler.

0 Likes

n porra eauheuioa, eu n tenho problema nenhum com tab, to falando exclusivamente de algumas musicas que só existe partitura

ex: se eu pegar algo q eu sei a tab e olhar a partitura, eu consigo reconhecer +/- o que vem em seguida. Mas eu n consigo, por exemplo, pegar uma partitura q eu nunca vi, bater o olho e ja saber exatamente o que é pra fazer no violao.

e “ler” a partitura eu consigo uai, to falando especificamente de chegar no nivel de fluidez que eu tnho com tab (q é bater o olho e ja saio tocando)

0 Likes

Então vc vai ter que estudar teoria musical e o caraleo a quatro, ritmo notações etc etc. Se você jogar music theory no youtube vai pegar umas aulas completas, que vai desde o básico até ler partituras.

Nesse rolê vc vai entender o pq de cada nota na partitura, que ritmo ela representa, tempo e tudo mais.

É aquele negócio de sair do rolê common sense pra música de verdade, vc vai sair do cara que toca na baladinha pra um músico de verdade.

edit: se vc quiser rushar procura aula de reading sheets.

0 Likes

Cara, vc vai ter que entender:
1- Clave: É a primeira figura que você irá ver na linha da pauta. A clave diz qual é a nota base da linha. Hoje só são usadas basicamente 2, a de Sol (Violão e etc) e a de Fá (Contrabaixo e similares). Então, se aparecer uma clave de sol você sabe que naquela sessão a segunda linha de baixo pra cima é um Sol (da 4ª oitava do piano).
2- Compasso: são uns números que ficam perto da clave e determinam o ritmo, está intimamente ligado as figuras de tempo, porque ele diz que figura vale 1 tempo e quantas cabem em cada compasso.
3- Figuras de tempo: definem quanto tempo uma nota deve soar (ou não, no caso das pausas). Cada figura vale o dobro da anterior na escala. A nota é a junção da figura de tempo com a posição na pauta e a clave. Confuso?

0 Likes

Nesse site aqui parece que tá tudo bem explicado.
https://www.descomplicandoamusica.com/
Mas respondendo a tua pergunta inicial, tu vai precisar de bastante tempo pra entender uma partitura só de olhar… rs
PS: Ser bom em matemática ajuda…

0 Likes

n mano auhhaua, acho que eu me expressei mal

eu sei ler partitura, eu to perguntando quanto tempo demora pra alguem ser fluente a ponto de bater o olho na partitura e saber o que tem que fazer, manja? o acorde, o posicionamento da mao, qual nota usa ql dedo (i, m, a, thumb), usar cresciendo, diminuendo, tap, ligato, harmonico etc.

exemplificando: se eu pegar a partitura de uma musica, um dia eu termino de saber tudo o que tem que fazer. Mas um amigo meu q estudou musica disse que na faculdade tinha uma pianista claramente virtuosa q tu podia passar qlqer merda pra ela q ela batia o olho na partitura e saia tocando

edit: exemplo 2
se eu pegar a tab dessa musica eu toco de boa, mas essa partitura ai eu demoro uns 25 min só pra decifrar oq é pra fazer na primeira bar
n consigo imaginar um filho da puta batendo o olho nisso e sabendo o que é pra fazer, manja?

0 Likes

Ahhh sim. Bom. Acho que depende da partitura né?
Pegar a partitura de uma sinfonia e tocar só de olhar é muito mais difícil do que Ai se eu te pego… kkkkk
Depende do teu nível de conhecimento de teoria musical tb né?

0 Likes

Ah tá, entender vs compreender.

Olha só, eu não “pesco” uma linguagem se eu não entendo a estrutura dela, por exemplo linguas anglo-saxonicas são faceis pra mim pq a estrutura praticamente não muda ( He is happy vs Er ist glucklich ) então pode aparecer o que for, contanto que seja nesse formato eu consigo fazer uma leitura fria da frase. Agora japones que não usa tanto esse rolê são outros 500, tem outras regras e não se usa tanto o sujeito, só que a mesma usa algumas regras que a partir do momento que você entende o “por que” dessa estrutura é fácil de sair voando.

Acredito qu esse é o mesmo esquema pra partitura, ao invés de “tentar aprender a ler” eu iria pelo “como fazer uma partitura” pq aí vc compreende porque caraleos aquilo faz sentido e fica muito mais fácil de ler pq seu cérebro já manja a estrutura, é como ver um lego montado vs montar um lego, uma vez que você compreende o resto é prática diária.

0 Likes