Build AM4

Prezados, vendi meu iMac e vou comprar um PC. Não vai ser nada muito espalhafatoso, pq vai ser só pra jogar e brincar com coisas inúteis, tipo colocar um openstack e openshift em casa.

Além disso, vou esperar sair o Zen 2 e planejo pegar um octacore, mas no mínimo um hexacore.

Isto posto, estive olhando umas placas mãe AM4 e fiquei em dúvida: por que eu pegaria um B450 ou um X470 ao invés de uma A320? Esta última custa metade ou um quarto do preço, tem NVMe, aceita 32GB (dois slots, mas está bem). Não ligo para CrossFire e dificilmente usarei placa de expansão de alguma coisa.

Tem uma diferença no numero de PCI lanes. As xx70 também são mais beefy e tem coisas como dois slots diferentes de NVMe.

Uma x370 é um bom tamanho pra montar qualquer PC pra trabalho pesado.

image

Nhé… aparentemente o sweet spot pra mim é uma B450, por permitir overclock e ter essas porras de turbo mais refinado que a A320. Uma pena, ter que gastar 150 reais a mais em mobo :frowning:

https://www.anandtech.com/show/13091/analyzing-b450-for-amd-ryzen-a-quick-look-at-all-the-motherboards

Tem uma tabela muito boa também nesse site.

Vale a pena por que a AMD passou a piroca sem cuspe e com caco de vidro na intel com o Zen3

tem uma tabela atualizada com os processadores e placas mãe da AMD

Terminei de comprar minha build ontem, aproveitei umas boas promoções, por isso acabei não pegando exatamente as peças que queria. Segue:

• Ryzen 7 2700 Octa-Core R$848.99
  • Team Group T-Force Vulcan 16Gb (2X8) 2666Mhz R$429.00
  • Biostar X370Gt7 Racing R$799.00
  • Powercolor Radeon Rx 570 4Gb Gddr5 Red Dragon 256-Bit R$598.99
  • 2X Team Group L5 3D 480 Gb Ssd Sata 3 R$599.96
  • Hd Seagate Barracuda, 2Tb, 3.5´, Sata - St2000Dm006 R$347.13
  • Corsair Cx Series Cx650 80 Plus Bronze 650W Pfc Ativo R$343.11
  • Ducky Channel One 2 Tkl Midnight Cherry Brown R$588.80
  • Gamemax Vega M909 Rgb R$279.90
  • Ultra Hd 4K 23,8" Widescreen Dell P2415Q - Preto R$1,850.00

Acabei me convencendo que precisava pegar uma mobo razoável, pq a maioria das mobos B450 ou B350 são “meia bomba”, vem cheio de coisas, mas não tem VRM bons, ou são tão caras que já chegavam no preço da biostar que peguei.

Eu estava segurando pra pegar um Ryzen 3000 quando lançassem, mas não consegui deixar passar essa promoção do Ryzen 2700 por 850 reais. Devo ficar com ele até sair os ryzen 4000 ano que vem, ou então se rolar uma promo muito boa do Ryzen 3600X.

HD, memoria e vga saíram bem suave hein.

Pois é, os preços estão bem legais, tudo na pichau e terabyte. Dependendo da peça que quiser, na kabum também tem bons preços.

Eu ia pegar um SSD M2 no mercado livre, o Crucial P1 de 1tb por 830 reais, mas depois que os SSD SATA entraram em promo, preferi pegar 2 e ainda colocar um HD pra fazer backups. Mais legal ainda que provavelmente vou colocar Linux em um deles, Windows no outro, e posso boota-los sem chain boot, escolhendo direto o dispositivo no POST.

Além disso, provavelmente vou fazer tiering do SSD no Linux com uma partição do HD. Estou apenas decidindo se uso LVM mesmo, mais fácil, ou me dou ao trabalho de aprender ZFS (e ZoL).

Eu estou aguardando os preços cairem mais ainda. Eu to com um Athlon 200Ge sobrando que pretendo usar como media center e ainda quero montar mais 2 máquinas pra laboratório mas acho que vou usar Ryzen 5 1600. Quero montar algo com Threadripper ou Ryzen 7 3[6,7]00 também.

Eu to usando essa distro no trabalho e eu achei fantástica: https://system76.com/pop. É baseado em Ubuntu mas nunca vi um Linux com um acabamento tão bem feito. Drivers e tweaks todos certinhos. É feito pras máquinas System76 deles como o Thelio mas de livre distribuição. Quero muito montar uma workstation com isso.

É foda importar mas IMO eles já roubaram o spot da Apple em workstations estilosas.

Inicialmente eu pensei em threadripper tb, mas aqui no huebr é triste, quanto mais caro o componente, maior o ágio relativo dos logistas. Fiz uma planilha pra testar, e peças simples tem relação de 5:1 (reais por dolar). Já uma peça mid-end tem em média 6,2:1. Peças caras, como threadripper, passam fácil dos 8:1. Só nos EUA ou paraguai mesmo…

Eu tinha visto esses system76 quando anunciaram, são fodões mesmo. Lembrava desse Pop!_OS remotamente, talvez dê uma chance a ele. Estava em dúvida entre Manjaro, que é a modinha atual, Ubuntu que é o safe choice e Fedora pq gosto da comunidade da Red Hat.

Pessoal gosta de criticar, mas esses GNOME mais novos estão muito adequados, bonitos, com apps nativos maduros. Levou 30 anos, mas estão chegando lá.