Gaming on Linux (Linus + Wendell)

pc

Video interessante do Linus (Sebastian, não o Torvalds) e o Wendell do Level1Techs sobre o estado atual do Linux pra jogos. Eles cobrem wine e métodos de virtualização.

Eu fiquei curioso sobre o DXVK.

0 Likes

btw, ja viu o lutris? https://lutris.net/

0 Likes

Conheço sim mas o cara foca em outra estratégia: maquina virtual. O lance é virtualizar uma máquina Windows em um PC que tem duas placas de video, e dedicar uma placa de video diretamente a VM Windows. Além disso tem um sistema de memory-copy pra poder acessar o video que esta saindo nessa VM sem precisar de outro monitor. Esse tecnicamente seria o modo perfeito de ter um desktop Linux e ter acesso aos jogos de Windows.

0 Likes

eu n usei ainda, mas o lutris parece ser só uma plataforma (tipo oq era o Garena), nao?

e essa técnica ai das duas vgas dava um desempenho mt sinistro pra quem usa linux. eu tentei um tempao usando o bypass vga do libvirt, só q eu tenho vga offboard+onboard ao inves de duas dedicadas ai claramente n deu ehiauoehuae

a conclusao q eu tirei é q qm usa notebook só toma no cu msm

0 Likes

Lutris é um programa que busca no site deles as formulas pra fazer um jogo funcionar no Wine, de modo que voce possa instalar e iniciar fácil.

Tipo, pro FFXIV funcionar eu preciso usar o winetricks pra instalar fontes extras e bibliotecas de directX no prefix do jogo. Aí depois tenho que dar quit no meio da instalação, editar o ini pra setar o browsertype pra 2 e outro ini pra desativar o cinematic no inicio do jogo.

O lutris faria isso automaticamente pra voce. Sem contar que pela interface voce pode adicionar jogos de emulador e tudo mais, tendo todos os jogos acessíveis via um programa só.

1 Like