Old school consoles e games

pc
console
vintage

Recentemente me viciei em um determinado canal do YT sobre computadores e video-games da década de 80. Tópicos como SNES, Mega Drive, jogos de DOS e coisas que não eram muito realidade aqui no Brasil como Amiga e Atari ST. Uma das partes que mais gosto é sobre consoles falhos como o 3DO e o Atari Jaguar e como o hardware maluco do Amiga parece ser uma coisa totalmente mind blowing pra época.

Me deixou com vontade de montar um raspberry pi da vida com emulador de vários jogos. Vocês recomendam algo? Como é a performance?

0 Likes

A última vez que mexi bastante com emuladores, para muitas plataformas o melhor emulador era Windows-only. Da uma pesquisada nas plataformas que você pretende emular.

E… rasp é underpowered, mesmo snes e mega costumam rodar nele com compromissos.

0 Likes

Tem emulador que tenta reproduzir fielmente a máquina que está emulando e por isso acaba demandando algo na classe do Haswell pra cima. No meu note de trabalho (MBL13 Late 2011) tenho o OpenEmu e eu nunca consegui rodar nada de Saturn.

Tava pensando em algo como Odroid XU4 ou Rock64 ao invés do rpi. Isso ou conseguir algo no nível da APU A4 com um TDP pequeno e sem fans pra fazer uma máquina dedicada e silenciosa. O problema é que lojas de informática no Brasil e até ML em geral só vendem overpriced crap especialmente na faxa mini-itx. O ARM teria suas limitações mas é um formato amigável pra caramba pra se esconder dentro de um cabinet de arcade.

0 Likes

O bom do rasp e esses outros ARM é que se não funcionarem bem, você não terá perdido muito $$$.

Há uns 2 anos olhei de fazer uma cabine pra mim, mas achei a brincadeira muito cara, especialmente pelos botões, manete e a marcenaria. E esbarrei nesse mesmo problema seu, que mini itx no Brasil é difícil de encontrar e custa muito mais que o normal.

0 Likes

existe algum desses bagulhos hipster ai que emule Dreamcast?

0 Likes

NullDC pra Windows/Linux e Reicast pra Android. Se tem pra Android a emulação não deve ser pesada especialmente em ARM!

Tem um emulador de Game Cube chamado Dolphin que ficou famoso por fazer as coisas de modo diferente, isso é, ao invés de emular o hardware ele traduz as instruções. Pode ser que esses do Dreamcast fazem isso também sei lá.

Dreamcast no Odroid XU4:

Tirando alguns frame drops looks breddy gud tu me.

Disclaimer: O XU4 é um monstro em comparação com o RPI3.

1 Like

Uma das coisas mais estranhas sobre emulação é o nível de sofisticação que precisa pra um PC moderno com múltiplos gigahertz emular uma merdinha que rodava a menos de 50Mhz.

Os caras tiveram que desenvolver um plugin só pra output pra CRT em 240-480p afim de emular quase que perfeitamente o look and feel de sistemas antigos.

0 Likes

Antes de mudar pra Londrina eu tinha exatamente uma TV dessa pra jogar meus consoles antigos e emuladores em um Athlon64.

0 Likes

Eu tenho um Rasp com algumas ROMS - na realidade são várias, tipo SNES, NES, Atari, Megadrive, Mastersystem com a coleção completa. Tem umas imagens na internet que tu baixa ela com esses romsets completos e ajustados pro Rasp, funciona bem. Roda até PSP, acima disso começa a travar pela limitação óbvia do HW.

0 Likes

Pelo que eu percebi tem mais a ver com o numero de pessoas trabalhando nesses emuladores e como fazer jogo x ou y rodar corretamente neles do que o quão o console era moderno. Por exemplo, Dreamcast que eu rodo suave no meu laptop i5 sandy bridge mas nao consigo rodar nada de Sega Saturn. O RPI mais velho tem 700 MHz e nenhum console antes da geração do PS3 tinha isso.

A parte mais legal desse negocio de emulação é ter acesso a jogos de consoles que nem se sonhava ter no Brasil.

Aliás… Dracula X pra Turbografx-16 é o melhor Castlevania de 16 bit que existe!

Jogo japones com intro em alemão lol.

0 Likes

O Saturn parece que não tem bons jogos o suficiente pra convencer quem manja de emus a fazer um decente pra ele, aliado à arquitetura complicada que ele tem, seus jogos são altamente dependentes de timings entre os processadores.

Já o PC-Engine realmente tem muito jogo bom, ele foi o console de fato por quase 3 anos no Japão, tendo seu ápice na época do CD.

0 Likes

PCEngine provavelmente era raro por aqui correto? Eu nunca vi esse video game e os seus cartoezinhos na vida. E olha que eu ja cheguei a ver Neo Geo CD e 3DO.

Achei interessante o fato do Nintendo 64 rodar em hardware SGI, e o kit de desenvolvimento era justamente um Silicon Graphics Indy com um processador MIPS de 170 Mhz. A famosa cena do “ITS AN UNIX SYSTEM” do Jurassic Park se refere a um SGI rodando o sistema operacional Irix.

Parece que a Nintendo acabou não pegando de volta várias dessas maquinas.

0 Likes