Sugestão de notebook pra devs

bom, meu notebook pessoal deu pau no inicio do ano passado mas arranjei um da faculdade e vou poder continuar usando até julho, qdo vou precisar comprar outro.

vcs tem boas recomendaçoes de notebooks pra devs? eu tive uma experiencia ruim com Dell pq o disco era UMA BOSTA e não vinha ssd e eu n podia colocar um, tive um asus que foi até bom mas era fragil e zuou rapido (menos de 2 anos)

um brother recomendou aqueles gigantescos de gamer da Acer pq o hardware é sinistro e pq é resistente, mas é foda ter notebook grande/pesado e, sinceramente, acho q eu nunca uso GPU dedicada (sempre q tento por no fedora eu quebro a desgraça do x11). talvez seja a melhor opçao mesmo, mas n é taao barato

tentei procurar um com:

1. ssd
  2. cpu boa
  3. 16gb de memoria (n consigo voltar mais pra 8gb heiahiuoea)
  4. sem touchscreen, sem vga e sem viadagem

mas todos os que eu vi sai o mesmo preço de ter vga com viadagem e gigantesco lol

Notebook gigante e gamer geralmente tem de 1 a 2 horas de autonomia de bateria. É pra jogar em cima da mesa com o negocio ligado na tomada. É péssimo pra mobilidade, mas vai te deixar rodar trocentas VMs, containers, bancos e compilar qualquer porcaria sem chiar. O arquiteto que trabalha comigo usa um Dell e uma das demandas que eles fez foi que a CPU do laptop que dessem pra ele não deveria ter U no nome. Sendo U termo pra se referir a versões mobile de processador.

Se voce tem dinheiro pra gastar nesse tipo de máquina talvez voce tenha budget pra comprar algo na linha de performance como Dell XPS, Lenovo Ideapad ou HP Envy. Procure por modelos com NVMe ao invés de SSD. NVMe é um SSD que usa o bus PCI-E e portanto é bem mais rápido. SSD pode significar SSD via SATA, mSATA ou NVMe.

sim, sou doido pra ter um nvme auhuhauha eu acho q falei em uma thread q vi uma palestra de um pesquisador maluco q mexe com essas merdas, a comparaçao q ele mostrou era mt doente fiquei louco pra comprar, rip dinheiros em breve

e sinceramente, eu arriscaria pegar um trambolho q a bateria só dura 2h desde q a porra do pc nao fique zoado por qlqer batidinha no onibus ou algo assim. No final eu fico mais usando o notebook como um desk mesmo, a diferença é q final de semana eu trago ele pra casa e uso ele em casa… COMO UM DESK DENOVO.

tanto o xps qdo o ideapad parecem ser bons, n conhecia ess hpenvy, vou dar uma olhada. o que me deixa puto é q, igual eu falei, aposto q o xps e o ideapad tem o preço desses notebook gamer q parece um fliperama mas com hardware 100x pior e mais fragil

É que a desindustrialização do nosso país é uma merda chata que existe. Hoje se tem o conceito de eGPU que é um enclosure com uma fonte própria e um slot pci-e. Voce pluga a GPU que voce quer, e conecta no seu notebook via thunderbolt/lightning ou no caso da Dell um sistema proprietário. Pronto! Agora voce tem um laptop capaz de rodar qualquer jogo com performance comparável a um desktop. Mesmo que voce tenha um desses notebook ultra finos da vida.

n entendi, egpu é uma feature de notebook? n vende aqui na brlandia?

lembrei de outro motivo pra eu broxar com notebook gamer: esquentam pra porra, q é outra coisa q eu acho ridiculo ter q ficar se preocupando.

btw to um pouco puto de saber q U em cpu intel é pq é de mobile; acho q só tive cpu mobile ate hj entao auhuhauha que merda

Hoje em dia alguns laptops Intel tem um conector lightning, que a Apple chama de thunderbolt. É um conector externo de alta velocidade, comparável a um slot PCI-E x8. Uma das coisas que voce pode conectar nele é uma placa de video externa - que é alimentada por um enclosure eGPU.

É muito raro a CPU ser o gargalo hoje em dia em jogos portanto com eGPU voce consegue transformar o laptop, por mais compacto que seja, em uma máquina capaz de gaming e renderização.

Serião, vai de macbook. Finos, leves, bom desempenho, bateria dura 5-10 horas, macOS é linux-like o suficiente pra quase tudo funcionar e compilar igualzinho no linux, e ainda tem o safari pra vc testar os front-end para iOS.

Se os modelos novos não lhe apetecem (igual a mim), por causa dos teclados bugados, não ter ESC, o preço caríssimo e só ter USB-C, compra um Macbook Pro de 2016. Te garanto que mesmo com 2-3 anos de defasagem ainda são melhores que os Dell e HP de mesma classe.

po, Mac é mt caro e eu n consigo usar algo q n seja linux, senao até arriscava :frowning:

Não sei como andam os preços atualmente, mas na época que comprei meu primeiro macbook pro retina, um Dell XPS com SSD era $1100-1200. O Macbook era $1300.

Um colega meu que é Linux diehard comprou um mac e meteu um Arch nele, pq ele cansou de se fuder com esses notebooks furrecas que vendem aqui na brlândia.*

• Atualmente não é uma boa, os macs novos tem muitos problemas com Linux, o único que funciona bem são os MacBook Air não-retina.

Edit: mas se algum dia vc usar um mac, tu vai ver que depois que tu meter um homebrew nele, ele praticamente vira um Arch com uma GUI que funciona.

Caso compre fora, um mac novo vale a pena por causa da cobertura mundial. Caso contrario, notebook de 1300 trumps vira 12000 nióbios no br do brasil. É melhor encher o saco de alguém que ta vindo de fora.

Eu tenho o modelo retina de 13" 2017 sem touch bar com 256GB de espaço. Sinceramente, eu nunca usei e o notebook á tem 1 ano. Esse modelo tem um defeito em que uma poeira no lugar errado pode arruinar o teclado, portanto eu só comecei a usar depois que eu comprei uma capa para protege-lo. Aí foi tarde demais pois eu não consigo largar mais do iPad Pro de 10.5".

Se comprar no ML, consegue esses $1300 por ~7500.

ah mano, mas procurando nesses blogpost gringo de sugestao de notebook bom custo/beneficio eu vi tanta coisa boa q se fosse pra escolher algum pra trazerem pra mim eu n precisaria optar por um mac. eu vi uns sinistroes da MSI, asus, até o da razer pareceu zinka. E tbm vi umas labels menos famosas tipo a Origin q pareceu ser muito boa e tem uma outra q vende notebook linux-friendly q inclusive o meta é o icone do gnu aheuiehaiuo

MASSS, n sei se vai rolar, acho que vou ter q comprar algo por aqui mesmo. to puto pq aparentemente decidir por um e n me arrepender vai ser mais difciil do que eu pensei :frowning:

Comprar notebook é uma merda mesmo, nunca da pra saber ao certo se você está fazendo um bom negócio, pq não é só as specs que importam.